Entenda as vantagens da automatização de processos em clínicas médicas!

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A automatização de processos em clínicas médicas é uma tendência inevitável para os profissionais que desejam alcançar os melhores resultados. Afinal, ela traz inúmeras vantagens, tornando-se um diferencial competitivo no mercado.

Primeiramente, a automatização torna os processos mais fluidos, o que se traduz em mais eficiência. Isso traz benefícios globais, por exemplo, a gestão financeira melhora, o gerenciamento da agenda se torna mais preciso, reduz o tempo de registro e emissão de documentos durante o atendimento e, principalmente, a experiência do paciente fica muito mais satisfatória.

Automatizar significa que muitos processos burocráticos e repetitivos serão executados por um sistema digital. Assim, os médicos e os colaboradores de uma clínica podem se dedicar ao mais importante: executar ações para construir uma jornada do paciente impecável. Ficou interessado? Então, continue a leitura!

Como funciona a automatização de processos na clínica médica?

A automatização de processos é muito simples, bastando encontrar a solução certa para a sua clínica em uma empresa que ofereça um bom suporte. Desse modo, você poderá conquistar os objetivos de gestão listados a seguir.

Gestão do tempo de registros dos atendimento e de agendas

Uma das principais dificuldades das clínicas é encontrar uma rotina de consultas e procedimentos que seja realista com as necessidades de cada atendimento, acomodando possíveis imprevistos. Nesse sentido, as funcionalidades de uma agenda inteligente permitem:

  • a otimização do tempo útil de cada consulta, pois sistemas automatizados permitem que vários campos de identificação nos prontuários, atestados e receitas sejam preenchidos automaticamente com os dados do cadastro do paciente, gastando menos tempo preenchendo o papel e mais tempo atendendo o paciente;
  • a redução de faltas e atrasos, afinal, com um sistema de envio de SMS para confirmar o atendimento, é possível deixar o paciente mais alerta sobre o horário da consulta;
  • visibilidade da agenda, pois o profissional pode acessar sua agenda em qualquer dispositivo com acesso a internet e receber seus horários antecipadamente por e-mail.

Gestão financeira

O gerenciamento de finanças pode consumir bastante tempo e energia dos profissionais de saúde. Por isso, geralmente, é preciso contratar pessoal especializado ou terceirizar esse tipo de serviço.

Com um bom sistema, tarefas de fluxo de caixa, controle de contas, emissão de recibos e organização de lançamentos podem ser feitas por pessoas leigas em poucos segundos. Com apenas alguns cliques, vocês podem gerar automaticamente relatórios para visualizar as finanças da clínica e tomar decisões estratégicas.

Gestão do estoque

Outro problema que mina a eficiência do consultório é uma má gestão de estoque. É preciso monitorá-lo de perto para evitar perdas, multas da vigilância sanitária e cancelamento de procedimentos por falta de insumos.

A automatização permite que as tarefas de cadastro de produtos, o registro de entrada e de saída do inventário e de conferência de vencimento se tornem mais simples. O próprio sistema pode gerar alertas automáticos quando os produtos estiverem perto do vencimento ou a quantidade no estoque estiver abaixo do mínimo seguro.

Quais são as principais ferramentas e como implantá-las?

As principais ferramentas são os sistemas de gestão focados em clínicas médicas. Não é muito produtivo adaptar soluções globais ou feitas para outras áreas, pois as plataformas de gestão clínica na nuvem trazem mais funcionalidade e agilidade de implementação.

A solução deve permitir acessar seus dados em qualquer lugar que tenha acesso a internet, além de oferecer suporte a vários dispositivos, permitindo a integração com outras ferramentas, como SMS, WhatsApp e e-mail.

Com as ferramentas de automatização de processos para clínicas médicas, é possível conquistar uma maior eficiência no atendimento. Os profissionais podem visualizar os fluxos do seu consultório, planejar melhor suas ações estratégicas e ganhar mais tempo útil para oferecer um atendimento humanizado e personalizado.

O que você acha do uso de tecnologias para otimizar a gestão de consultórios? Deixe um comentário com a sua opinião!

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