Veja como otimizar o tempo de atendimento da consulta e as vantagens disso!

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Saber como otimizar o tempo de atendimento da consulta médica é uma ação imprescindível para o sucesso de um consultório. Isso porque parte da experiência do paciente é impactada pela eficiência do profissional ao gerir a sua grade de horários, oferecendo uma consulta pontual e fazendo o paciente se sentir valorizado.

Uma agenda caótica traz problemas em cascata, os quais geram percepções negativas nos pacientes. Por exemplo, atrasos constantes podem ser interpretados como falta de consideração ou de organização. Para compensar os atrasos, você pode acabar fazendo uma consulta acelerada, sem dar a atenção que o paciente espera.

Para ajudar você a entender como fazer uma boa gestão de tempo, preparamos este post. Acompanhe!

Como otimizar o tempo de atendimento do seu consultório?

A gestão de tempo é uma ação complexa, mas simples de executar quando você conta com os métodos e as ferramentas certas. Veja algumas dicas.

Mapeie e monitore processos

O alicerce da boa gestão de tempo é o mapeamento de processos. É preciso compreender todos os fluxos de tarefas dentro do seu consultório para saber como otimizá-los. Para isso, detalhe pontos, como os seguintes:

  • jornada do paciente — as tarefas e ações envolvidas desde a marcação da consulta até o final do atendimento e o posterior acompanhamento;
  • processos de gestão de atendimentos — compromissos agendados, o tempo de cada tipo de consulta, o registro dos dados no prontuário do paciente e o procedimento etc.
  • processos de gestão financeira — as ações de gerenciamento das entradas e das saídas;

Adote métodos para otimização do tempo

Com o mapeamento e o monitoramento, você saberá o que gasta mais seu tempo e quais tarefas não apresentam uma eficiência otimizada. Então, poderá tomar medidas de correção, melhorando os resultados.

Nesse sentido, um sistema de gestão pode ajudar no monitoramento de indicadores de performance, além de trazer a automação de várias tarefas para poupar o tempo daquelas tarefas burocráticas do gerenciamento diário.

Um bom sistema ainda traz outros métodos de otimização de tempo para consultórios. Com eles, você pode deixar uma série de documentos prontos para preenchimento, como atestados, receitas, encaminhamentos etc. Assim, não perde tanto tempo com a papelada.

Além disso, você pode deixar prontos alguns modelos de prontuários mais direcionados para cada tipo de atendimento. Dessa forma, sua anamnese fica bem mais completa, objetiva e ágil.

Quais os benefícios da otimização de tempo em consultórios?

Fazer um melhor uso do tempo significa que haverá mais tempo para ações significativas, que impactem positivamente a experiência do paciente e a qualidade da gestão do consultório.

Proporciona um atendimento mais humanizado e completo

Um dos principais resultados da otimização de tempo é fazer com que suas horas possam ser gastas com ações mais significativas. É possível fazer com que o tempo das consultas seja gasto em um atendimento mais humanizado, atencioso e empático. Seu tempo será empregado com mais qualidade, sem aquela sensação de que precisa acelerar a consulta para atender o próximo paciente.

Reduz custos

Gerir bem o tempo também permite a tomada de decisões mais inteligentes para a gestão do consultório. Com a tecnologia, é possível automatizar as tarefas financeiras que consomem muito tempo. Assim, sobra mais tempo para que você e os colaboradores planejem melhor o uso dos recursos, reduzindo a necessidade de compra de insumos e de contração de pessoal.

Saber como otimizar o tempo de atendimento traz benefícios globais para todo o consultório. Não é apenas uma questão de reduzir os atrasos ou de fazer mais consultas por dia. Trata-se de fazer com que as horas sejam mais significativas e que você possa empregar seu tempo para planejar e executar ações estratégicas.

Quer conhecer outras formas de melhorar a experiência do paciente do seu consultório e trazer mais satisfação a ele? Então, leia nosso post sobre como melhorar a experiência do paciente!

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