[dez/2020] Modelos de documentos: como a ER Clinic ajuda seus prontuários?

7 minutos para ler

A rotina de uma clínica é bastante agitada. Todos os dias, diversos pacientes são atendidos, com os mais diferentes diagnósticos. É preciso cumprir horários e ter muita atenção a cada histórico médico registrado. Diante de tantas atividades, é muito importante ter alguns modelos editáveis de documento prontos.

Essa é uma maneira de minimizar erros e agilizar processos internos, além de melhorar a qualidade do atendimento e proporcionar mais tranquilidade e confiança aos pacientes. Não sabe por onde começar a implementar essa mudança e ter acesso a esse tipo de praticidade? A ER Clinic pode ajudar, pois é uma solução completa para a gestão de clínicas e consultórios.

Ficou interessado? Então, continue a leitura deste artigo para saber mais sobre como fazer a contratação e quais são seus benefícios!

Como um modelo de documento funciona?

Primeiro, vale a pena falar um pouco sobre como um modelo de documento ajuda na prática. Médicos, enfermeiros e membros da equipe multiprofissional de atendimento sabem a quantidade de detalhes que devem ser registrados a respeito de cada paciente.

Ao longo do tratamento, essas informações mudam, e novos registros devem ser feitos. Mas são muitos pormenores para analisar e estruturar em um relatório. Nada pode ficar de fora, para não prejudicar a evolução do paciente e nem o seu histórico médico. Para tanto, as anotações no prontuário são fundamentais.

Mas usar métodos tradicionais, como papel e caneta, já é coisa do passado. Afinal, esses materiais não são duradouros. Podem se perder, rasgar, desfazer, entre outros, por mais que se tome cuidado. Sendo assim, a tecnologia entra em ação para ajudar.

A ER Clinic é um software completo de prontuários e documentos importantes para a rotina médica. As anotações, por esse meio, são mais legíveis e consistentes, unificadas em um único ambiente, e com menos riscos de falha humana.

Qualquer pessoa da equipe pode ter acesso para consultas, acréscimos e alterações. Além disso, os documentos respeitam as exigências da legislação, como apenas a utilização de abreviações permitidas, e todos os campos de preenchimento pré-determinados pelos órgãos competentes.

Quais são os modelos de prontuário que a solução ER Clinic exibe?

Conhecer cada um dos modelos de documento e prontuários é de suma importância para quem trabalha na área. Assim, fica mais fácil o que será usado ou consultado em cada momento do atendimento. Aqui estão as opções da ER Clinic!

Receita

A prescrição médica se resume à indicação de medicamentos para o tratamento do paciente. Com um modelo pronto, é possível verificar digitalmente quais opções de são indicadas para o caso, fazer a seleção e adicionar a dosagem. A verificação de interação medicamentosa é realizada automaticamente pelo sistema, neste caso o link do artigo científico que comprova a interação é mostrado na tela. Além disso, o sistema gera automaticamente um alerta, caso o medicamento possua algum componente alérgico cuja alergia foi relatada no prontuário do paciente que está sendo atendido.

Atestado

Para a necessidade de afastamento do trabalho ou de outras atividades, o médico deve fornecer um atestado ao paciente. Ele poderá ser preenchido pelo software, em questão de minutos, e enviado online ou para impressão.

Falar no WhatsApp com um consultor ER Clinic

Laudo

O laudo médico confirma todos os elementos encontrados em um exame, com características de normalidade ou alterações. Conforme o tratamento, ele pode ser emitido diariamente ou periodicamente. No software, isso é realizado de forma rápida, prática, e com o preenchimento correto de informações, para que nada fique de fora da análise contínua durante o tratamento.

Prontuário do paciente

O prontuário do paciente contém todos os registros de diagnósticos, avaliações e decisões tomadas pelos profissionais de saúde em relação ao tratamento do paciente. Tem caráter legal, sigiloso e obrigatório, de acordo com a definição do Conselho Federal de Medicina. Daí o reforço da importância de um modelo pronto, para que nenhum ponto requerido por lei fique de fora.

Ainda vale ressaltar que todos os modelos oferecidos são passíveis de personalização. Isso quer dizer que você pode acrescentar outros detalhes e campos que julgar pertinentes, de acordo com as necessidades do caso do paciente.

Para completar, também pode anexar no documento resultados de exames, figuras e histórico de orçamento do paciente. Além disso, usar a assinatura digital para confirmar a procedência da documentação com muito mais facilidade e imediatismo.

Quais são os principais benefícios dessa tecnologia?

Agora que você já conhece os modelos de documento da ER Clinic, vale a pena mencionar alguns benefícios que a essa tecnologia oferece. Veja só!

Organização da rotina

Em meio a tantos afazeres na clínica, fica muito mais fácil organizar e priorizar tarefas. Muita coisa em relação a processos internos e registros importantes pode ser minimizada, automatizada e agilizada dessa maneira. Então, sobra mais tempo para valorizar ainda mais o bem-estar dos pacientes.

Exclusão de algumas atividades

Separar, classificar, arquivar. Essas são atividades indispensáveis para quem usa métodos tradicionais de prontuários e demais documentos. Mas com a versão eletrônica, é possível deixar tudo isso de lado e otimizar tempo, além de garantir mais segurança para o armazenamento de dados.

Obtenção de relatórios

Para analisar de maneira mais rápida o histórico e a evolução de um paciente, nada melhor do que a ajuda de um software. Ele pode emitir relatórios eventuais com todas essas informações detalhadas para facilitar a visualização completa do tratamento. Dados quantitativos de evolução, podem ser visualizados no formato de gráficos que auxiliam a observação do profissional.

Questionários

Os questionários personalizados de atendimento devem ser aplicados constantemente, para que você possa humanizar, melhorar e padronizar seus processos. O software gera gráficos precisos para que você acompanhe a evolução de pacientes e tratamentos, implemente melhorias e identifique outras situações específicas que mereçam uma atenção especial.

Otimização é a palavra-chave entre esses benefícios, não é mesmo? A diferença que isso faz na estruturação do trabalho clínico é enorme, e se torna vantajosa para todos, desde o profissional da recepção até o médico responsável por procedimentos mais complexos, passando por enfermeiros, auxiliares, responsáveis pela higiene e limpeza, e muito mais.

A ER Clinic, como você pode ver, está preparada para atender você com diversos modelos de documento. Mas não é só isso! A solução ainda tem outras funcionalidades importantes para o dia a dia da clínica, como avaliação de estatísticas financeiras, agenda inteligente, controle de estoque, relatórios de suporte e orientações de segurança. Ou seja, é uma alternativa completa para que a sua gestão seja executada de um jeito muito mais eficiente.

E então, gostou de conhecer um pouco mais sobre nossa solução? Para fazer a contratação do software e começar a aproveitar tudo o que você viu por aqui, basta entrar em contato conosco!

Você também pode gostar

Deixe um comentário