Entenda o que é o prontuário eletrônico e como utilizá-lo

6 minutos para ler

O prontuário eletrônico é um software médico que permite o armazenamento de todas as informações dos pacientes em um único sistema online. Nele, é possível encontrar, de forma simplificada, os dados das consultas realizadas nas clínicas e hospitais de forma prática. Esse procedimento é autorizado pelo Conselho Federal de Medicina, por meio da resolução CFM nº 1639/2002.

Quer entender melhor sobre o assunto? Então, continue a leitura deste artigo e confira as principais características do prontuário eletrônico e suas vantagens!

Conheça as vantagens de utilizar o prontuário eletrônico

Fazer uso do prontuário eletrônico em uma clínica ou hospital traz inúmeros benefícios, tanto para o médico quanto para o paciente. Isso porque, com a ajuda dessa tecnologia, ocorre a otimização das consultas, proporcionando um atendimento com qualidade e excelência. 

Por meio da ferramenta, é possível acessar os horários das consultas, o tempo de espera, o histórico de atendimento, as receitas que foram prescritas e os medicamentos que provocam alergia no paciente. Também há como anexar laudos, resultados de exames já realizados e solicitação de algum procedimento cirúrgico, por exemplo. 

Além disso, o prontuário eletrônico traz outras vantagens:

  • aumenta o lucro por reduzir o absenteísmo;
  • melhora a forma de agendar as consultas;
  • diminui as despesas devido à integração do sistema com o fluxo de caixa;
  • deixa os clientes satisfeitos pela agilidade no atendimento;
  • reúne todos os dados do atendimento em um único local;
  • melhora a comunicação na clínica e hospital;
  • permite maior confiança e credibilidade no trabalho dos profissionais de saúde.

Confira as principais características de um bom prontuário eletrônico

Ter um software médico eficiente nem sempre é uma tarefa fácil, afinal, é preciso saber se o sistema escolhido tem todos os requisitos da sua clínica. Confira, a seguir, as principais características de um bom prontuário eletrônico! 

Organização dos dados

Já pensou como é ruim ter que atender um paciente e não se recordar mais de quais medicamentos e exames você receitou para essa pessoa? Essa situação pode ser bem delicada, ainda mais se formos levar em conta o número de pessoas que passam pelas clínicas e hospitais diariamente. Contudo, essa situação é bem simples de ser mudada com a ajuda do prontuário eletrônico.

Com um sistema médico eficiente, o profissional de saúde consegue organizar todos os dados dos pacientes em um único lugar. Com isso, mesmo que você não se lembre como foi a última consulta de determinada pessoa, o software se encarrega de fazer isso. Ele funciona como sua memória on-line, ajudando no controle dos dados do cadastro, nas prescrições e nas consultas do paciente. Ainda, você conta com uma agenda digital e tem o controle dos atrasos, das faltas e até mesmo das cobranças. 

Armazenamento em nuvem

Um bom prontuário eletrônico também permite o armazenamento em nuvem. Na prática, isso significa que o médico poderá acessar os dados do paciente por meio de qualquer dispositivo eletrônico que tenha acesso à internet, como smartphones, computadores e tablets. 

Com isso, se uma pessoa for fazer mais de uma consulta em sua clínica, o outro profissional de saúde também conseguirá ter o acesso rápido às informações do paciente sempre que você autorizar.

Falar no WhatsApp com um consultor ER ClinicPowered by Rock Convert

O acesso por outro médico só é permitido por meio da opção de compartilhamento com outro usuário do sistema na sua clínica. Contudo, os dados ficam restritos aos colaboradores da medicina, sem que outros funcionários tenha acesso. 

Otimização da anamnese

Por meio do bom software médico, também fica mais fácil otimizar a anamnese. Isso porque a entrevista realizada entre o médico e o paciente se torna mais fluida e de fácil entendimento, visto que o médico conseguirá reunir todo o histórico do paciente em um único sistema padronizado. Com isso, o diagnóstico clínico do indivíduo é facilitado. 

Também é possível fazer um melhor acompanhamento dos tratamentos que o paciente realiza, verificando como está sua evolução (uso de gráficos comparativos e histórico de imagens). Portanto, sempre que desejar, você pode consultar a anamnese do paciente no prontuário eletrônico. 

Acesso rápido ao histórico

Quando se conta com um prontuário eletrônico eficiente, consegue-se acessar o histórico do paciente de forma bem mais rápida. Nele, as fotos, as cópias dos exames e todos os arquivos ficam dispostos em uma linha do tempo.

Isso faz com que as informações necessárias sejam encontradas com mais facilidade, além de ser possível acompanhar a evolução do tratamento com clareza e sem perder nenhum material importante. 

Redução de custos 

Ao usar o prontuário eletrônico, você consegue fazer uma grande economia na aquisição de alguns materiais para a clínica. Isso porque você não precisará usar tanto papel, impressora ou canetas, já que fará uso do sistema totalmente on-line. 

Isso também tem influência direta na redução do espaço físico, uma vez que não haverá mais estoques de papéis, pois os documentos estarão armazenados na nuvem. Com isso, a clínica fica bem mais espaçosa e você pode aproveitar esse ganho para reformular o ambiente, com a inclusão de novas salas médicas, por exemplo. 

Prevenção contra extravios

Já imaginou perder algum exame ou documento importante do paciente? Essa situação pode ser bastante complicada. No entanto, com o prontuário eletrônico, isso fica bem mais difícil de acontecer, uma vez que todo material estará salvo na nuvem, evitando, dessa forma, que algum documento seja extraviado ou que seja desgastado pela ação do tempo.

Ao entender como o prontuário eletrônico pode auxiliar no dia a dia do atendimento das clínicas e hospitais, você consegue otimizar o atendimento no consultório, organizar os dados dos pacientes de forma simples, melhorar o diagnóstico das enfermidades dos indivíduos, entre muitos outros benefícios. Sendo assim, não deixe de contar com esse software médico em sua empresa, a fim de garantir mais credibilidade e sucesso para o seu negócio. 

Gostou deste artigo e quer descobrir como ter acesso ao melhor prontuário eletrônico? Então, entre em contato conosco e saiba como ter esse software médico eficiente em seu empreendimento!

Você também pode gostar

Um comentário em “Entenda o que é o prontuário eletrônico e como utilizá-lo

Deixe um comentário