Saiba tudo sobre como prestar atendimento humanizado ao paciente

6 minutos para ler

Além de cuidar do corpo, ter atenção à mente do paciente também é fundamental. Isso porque o psicológico dos enfermos tem influência direta no seu organismo, o que leva a uma melhora ou piora no quadro clínico. Por isso, é importante que as clínicas e hospitais tenham um atendimento humanizado com as pessoas que são assistidas, de modo que seus maiores princípios sejam valorizar a vida e promover o respeito e cuidado dos indivíduos. 

Quer entender melhor sobre como prestar um atendimento humanizado? Então, continue a leitura do artigo!

Entenda o que caracteriza um atendimento humanizado 

Para saber o que caracteriza um atendimento humanizado, em primeiro lugar, é preciso ter em mente a importância de uma escuta atenta às dores do enfermo. Outro ponto importante é analisar cada pessoa como um paciente único, sem comparações, visto que cada um tem um histórico de vida diferente do outro.

Outras características do atendimento humanizado são:

  • respeitar as diferenças;
  • ter empatia e acolhimento com os enfermos e a família. 
  • agir com ética profissional;
  • se comunicar de forma correta;
  • ter uma clínica com um bom suporte para o cuidado e o tratamento das patologias;
  • dar suporte, confiança e segurança na hora do atendimento.

Indo na direção contrária do que acabamos de falar, existem algumas atitudes que descaracterizam o atendimento humanizado. A mais comum é a frieza dos profissionais de saúde na hora da consulta. Eles tratam as pessoas com indiferença e fazem pouco caso da doença do indivíduo. Além disso, existem médicos que não tiram as dúvidas dos pacientes e desvalorizam tudo que eles falam. 

Veja os benefícios do atendimento humanizado

Quando um médico presta atendimento humanizado ele consegue ter um maior entendimento sobre as questões sociais, biológicas e psicológicas do paciente. Com isso, o profissional de saúde consegue melhorar sua relação com as pessoas que são assistidas na clínica.

Outro benefício que tem grande efeito é que, ao conhecer melhor o enfermo, o médico consegue receitar os melhores medicamentos e tratamentos para restabelecer sua saúde de forma efetiva. Com isso, fica mais fácil de o indivíduo voltar para uma próxima consulta, pois ele passa a ter uma relação de confiança com o trabalho do profissional.

Confira como implementar o atendimento humanizado em uma consulta

O atendimento humanizado deve fazer parte do dia a dia de suas consultas. Por isso, preparamos algumas dicas para implementá-lo em seu consultório. Confira!

Recepcionar o paciente com simpatia

Provavelmente, você já deve ter ido a algum estabelecimento em que os atendentes não trataram você bem, agindo com má vontade. Essa é uma situação bastante desconfortável e, infelizmente, muito frequente. Por isso, para não cair nesse mesmo erro, é importante que o atendimento humanizado comece desde a recepção. Nesse sentido, é importante falar com a sua equipe sobre o assunto. 

Saber se colocar no lugar do outro é fundamental para que o enfermo fique satisfeito com o serviço prestado pelo consultório. Por isso, quando um cliente chegar em sua clínica, comunique-se com simpatia e não deixe que os seus problemas pessoais afetem a sua consulta. Ao agir dessa forma, você já vai ajudar as pessoas a se sentirem mais confortáveis. 

Ouvir o paciente com atenção

Quando um paciente procura por um atendimento médico é porque ele está com algum problema, certo? Então, imagine você no lugar dessa pessoa e o profissional não dar a mínima atenção para o que está sendo falado. Provavelmente, o paciente não voltará mais naquela clínica e ainda fará uma propaganda negativa. 

Contudo, se você deseja ser uma pessoa empática e com propósito de salvar vidas, é fundamental que ouça tudo que o paciente falar, como seus sofrimentos, questionamentos e opiniões. É importante que, durante esse momento, não tente acelerar o atendimento com interrupções em sua fala. Ao agir com paciência, conseguirá ter uma compreensão maior sobre as reais necessidades do seu público-alvo

Explicar as medicações receitadas

As medicações são essenciais para o tratamento correto de patologias dos pacientes. Por isso, saber a dose certa de cada remédio é imprescindível para ter êxito na melhora do quadro clínico. 

Antes de entregar a receita médica para a pessoa, reserve um tempinho para explicar como deve ser feita a administração do medicamento. Ao final, certifique-se de que ele entendeu tudo corretamente, perguntando se há alguma dúvida e, se houver necessidade, repita a explicação.  

Manter contato periódico conforme a necessidade do paciente

Um atendimento humanizado deve ser feito de forma contínua. Ou seja, quando um paciente for na sua clínica realizar um atendimento, é importante que você acompanhe a melhora da sua saúde, conforme a necessidade. 

Assim, quando prescrever um tratamento medicamentoso, incentive-o a deixar a próxima consulta agendada, para que assim você veja se houve evolução do seu quadro clínico. Com isso, fica mais fácil saber se os remédios estão surtindo o efeito esperado ou se há necessidade de mudar a medicação. 

Usar sistemas tecnológicos que tornam o atendimento mais ágil

Para ter um atendimento humanizado ainda mais eficiente, é fundamental contar com a ajuda de sistemas tecnológicos que tornem o atendimento mais ágil. Hoje, você pode contar com a ajuda da ER Clinic para ter um prontuário eletrônico personalizado, que auxilie o médico na hora de verificar o histórico do paciente, fazer os atestados, anamneses, receitas etc

Da mesma forma, também é possível contar com a ajuda da agenda inteligente para confirmar as consultas por SMS, entre outros benefícios da ferramenta. Com isso, otimiza-se o tempo da consulta, possibilitando dar mais atenção ao paciente

O atendimento humanizado deve ser um princípio de toda clínica que tem como missão manter a saúde das pessoas. Isso porque a saúde é o bem mais precioso que temos e o médico é de grande importância para ajudar a restabelecer a mente e o corpo das pessoas. Portanto, ter empatia pelo próximo é essencial para conseguir ter uma relação de confiança com os pacientes e garantir mais credibilidade do seu negócio com o público-alvo. 

Quer descobrir mais assuntos interessantes sobre saúde? Então, não deixe de seguir nossa página no Facebook para saber de todas as novidades sobre sua área de atuação!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário