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Quais são os principais indicadores de gestão para clínicas médicas?

3 minutos para ler

Saber analisar os indicadores de gestão é fundamental para acompanhar e melhorar os processos dentro do consultório. Isso porque, por meio dessas ferramentas gerenciais, você conseguirá checar se os objetivos da clínica estão sendo cumpridos. A partir disso, é possível saber qual a situação atual do seu negócio para direcionar as estratégias que otimizem as atividades e, assim, garantir a satisfação dos pacientes

Quer descobrir quais são os principais indicadores de gestão para clínicas médicas? Então, leia os tópicos a seguir! 

Satisfação dos pacientes

Esse é um indicador que ajuda a compreender qual é a percepção dos pacientes sobre os serviços que são utilizados. Para fazer essa avaliação, é possível usar diversos métodos, como formulários preestabelecidos ou que sejam elaborados pelo gestor ou pelo médico.

Dessa forma, é possível também fazer uma avaliação da infraestrutura do estabelecimento, como iluminação, higienização dos sanitários, conforto e acesso à recepção. Além disso, é importante considerar também a pontualidade dos profissionais da empresa, a forma como as pessoas resolvem os problemas e o pós-atendimento. 

Taxa de retorno

A taxa de retorno é um dos principais indicadores de gestão, pois ele ajuda a entender quais os pacientes que retornaram ao médico, os que cancelaram e os que faltam à consulta sem avisar. Ao analisar esses pontos, consegue-se compreender se o atendimento está sendo satisfatório, desde a primeira consulta. 

Para que consiga obter os dados desejados, você pode avaliar alguns fatores, como:

  • histórico dos agendamento feitos pelos clientes;
  • número de pessoas que faltam à consulta sem informar;
  • número de pacientes novos que são indicados;
  • tempo médio de atendimento entre cada consulta. 

Cancelamentos e faltas

Quando as pessoas cancelam e faltam às consultas com frequência, é um sinal de que algo está errado. Por isso, você precisa investigar essa situação, por meio de conversas com os pacientes, buscando encontrar as justificativas para tal decisão. 

A partir das informações coletadas, é preciso reunir a equipe para criar mecanismos que modifiquem o cenário negativo da empresa e evitem que o paciente saia da clínica. Com essas mudanças, você conseguirá fazer uma triagem das pessoas que vão retornar ao consultório e daquelas que não voltarão a marcar a consulta de retorno com o médico.  

Tempo na sala de espera

Um dos principais motivos de reclamação entre os clientes é o longo tempo na sala de espera enquanto aguardam o atendimento. Esse fator acaba pesando em todos os outros que citamos anteriormente, visto que as pessoas não têm mais vontade de comparecer à clínica e ainda fazem uma propaganda negativa do local. 

Para conseguir avaliar esse indicador, é necessário solicitar que a recepção anote o horário de chegada do paciente na clínica e o horário que ele foi atendido. Assim, você poderá verificar se as pessoas têm passado muito tempo na sala de espera e, se necessário, adotar estratégias para mudar o cenário atual. 

Entender quais são os principais indicadores de gestão é fundamental para que você consiga escolher as ferramentas gerenciais certas para analisar na clínica médica. Dessa forma, é possível otimizar os processos do seu consultório, atrair novos pacientes e aumentar os lucros, além de evitar perder tempo com estratégias que não são relevantes para o seu negócio. 

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