Quais são os principais indicadores de gestão para clínicas médicas?
Saber analisar os indicadores de gestão é fundamental para acompanhar e melhorar os processos dentro do consultório. Isso porque, por meio dessas ferramentas gerenciais, você conseguirá checar se os objetivos da clínica estão sendo cumpridos. A partir disso, é possível saber qual a situação atual do seu negócio para direcionar as estratégias que otimizem as atividades e, assim, garantir a satisfação dos pacientes.
Quer descobrir quais são os principais indicadores de gestão para clínicas médicas? Então, leia os tópicos a seguir!
Satisfação dos pacientes
Esse é um indicador que ajuda a compreender qual é a percepção dos pacientes sobre os serviços que são utilizados. Para fazer essa avaliação, é possível usar diversos métodos, como formulários preestabelecidos ou que sejam elaborados pelo gestor ou pelo médico.
Dessa forma, é possível também fazer uma avaliação da infraestrutura do estabelecimento, como iluminação, higienização dos sanitários, conforto e acesso à recepção. Além disso, é importante considerar também a pontualidade dos profissionais da empresa, a forma como as pessoas resolvem os problemas e o pós-atendimento.
Taxa de retorno
A taxa de retorno é um dos principais indicadores de gestão, pois ele ajuda a entender quais os pacientes que retornaram ao médico, os que cancelaram e os que faltam à consulta sem avisar. Ao analisar esses pontos, consegue-se compreender se o atendimento está sendo satisfatório, desde a primeira consulta.
Para que consiga obter os dados desejados, você pode avaliar alguns fatores, como:
- histórico dos agendamento feitos pelos clientes;
- número de pessoas que faltam à consulta sem informar;
- número de pacientes novos que são indicados;
- tempo médio de atendimento entre cada consulta.
Cancelamentos e faltas
Quando as pessoas cancelam e faltam às consultas com frequência, é um sinal de que algo está errado. Por isso, você precisa investigar essa situação, por meio de conversas com os pacientes, buscando encontrar as justificativas para tal decisão.
A partir das informações coletadas, é preciso reunir a equipe para criar mecanismos que modifiquem o cenário negativo da empresa e evitem que o paciente saia da clínica. Com essas mudanças, você conseguirá fazer uma triagem das pessoas que vão retornar ao consultório e daquelas que não voltarão a marcar a consulta de retorno com o médico.
Tempo na sala de espera
Um dos principais motivos de reclamação entre os clientes é o longo tempo na sala de espera enquanto aguardam o atendimento. Esse fator acaba pesando em todos os outros que citamos anteriormente, visto que as pessoas não têm mais vontade de comparecer à clínica e ainda fazem uma propaganda negativa do local.
Para conseguir avaliar esse indicador, é necessário solicitar que a recepção anote o horário de chegada do paciente na clínica e o horário que ele foi atendido. Assim, você poderá verificar se as pessoas têm passado muito tempo na sala de espera e, se necessário, adotar estratégias para mudar o cenário atual.
Entender quais são os principais indicadores de gestão é fundamental para que você consiga escolher as ferramentas gerenciais certas para analisar na clínica médica. Dessa forma, é possível otimizar os processos do seu consultório, atrair novos pacientes e aumentar os lucros, além de evitar perder tempo com estratégias que não são relevantes para o seu negócio.
Gostou do artigo? Então, assine nossa newsletter e receba em primeira mão todos os assuntos do nosso blog!