Aprenda a diversificar canais e melhorar a comunicação com paciente!
A comunicação com o paciente deve ser a prioridade de todo o profissional de saúde. Afinal, o sucesso nessa área depende da relação com o paciente, a qual exige habilidades conversacionais. É importante transmitir sua mensagem de forma clara e empática para garantir a compreensão de informações médicas determinantes para a adesão ao tratamento.
A tecnologia trouxe uma possibilidade ainda maior para os médicos melhorarem as suas interações com o paciente. Os novos canais de comunicação, como as redes sociais, o WhatsApp e o SMS, permitem um acompanhamento mais próximo do paciente, mesmo quando este não estiver no consultório. Assim, é possível engajá-lo ainda mais em seu próprio tratamento e no processo de autocuidado.
Quer entender mais sobre a importância da comunicação com o paciente? Acompanhe o nosso post!
Por que diversificar os canais de comunicação?
Diversificar os canais de contato permite ter um consultório sempre cheio e maiores chances de sucesso do tratamento. Veja os motivos.
O papel da publicidade boca a boca
Na saúde, a força do marketing boca a boca é enorme. Quando uma pessoa ouve um colega elogiar uma consulta médica, ressaltando a qualidade técnica e a boa comunicação, ela fica instigada a fazer um acompanhamento com esse profissional.
Afinal, é um diferencial oferecer essas duas características que os pacientes tanto procuram. Quando um médico se comunica com uma linguagem clara e ainda utiliza a tecnologia para acompanhar a saúde dos pacientes rotineiramente, o sucesso é uma consequência disso.
A importância da comunicação eficiente
A adesão ao tratamento é um dos grandes desafios enfrentados pelos médicos. Muitas vezes, ela não ocorre devido a uma falha na transmissão das informações. Uma palavra mais complicada ou uma explicação muito resumida pode impedir que o paciente compreenda o que precisa.
Além disso, no dia a dia, a rotina faz com que as pessoas diminuam sua percepção da importância do tratamento, pois outras atividades e necessidades cotidianas passam a ser prioridade. Com os canais de comunicação digital, você pode lembrar o paciente de se engajar no tratamento, evitando que a saúde perca a relevância pela agitação do dia a dia.
Como utilizar os canais de comunicação com o paciente?
A tecnologia, se usada adequadamente, pode facilitar e potencializar consideravelmente a comunicação com o paciente. Veja algumas dicas, a seguir.
Agenda de contatos
Ter um cadastro detalhado permite que você consiga acessar o paciente por vários canais de comunicação. Lá, ficarão registrados o e-mail e os telefones para o envio de mensagens virtuais, SMS, WhatsApp e para fazer ligações.
Automatização da comunicação
Um bom sistema de gestão permite que várias mensagens automáticas personalizadas sejam enviadas para os pacientes, para lembrá-lo sobre um horário agendado e a necessidade de uma consulta de retorno. Além disso, podem ser disparadas mensagens em datas especiais, como o aniversário. Assim, você se fará presente no dia a dia do seu paciente.
Teleconsulta
Essa é uma tendência inevitável agora e para o futuro. Por isso, garanta o investimento em um sistema de gestão de clínicas completo, que ofereça uma plataforma segura para a realização de videoconferências, o armazenamento de prontuários e a criação de documentos com assinatura digital.
Com essas dicas, você pode criar uma estratégia diferenciada de comunicação com o paciente. Sua consulta será uma experiência única e muito positiva, fazendo com que ele se fidelize e indique muitos colegas e familiares. A diversificação dos canais com uma boa gestão é o caminho para o futuro da medicina.
A ERClinic é a solução certa para a sua clínica. Além de todas as funcionalidades das quais falamos acima, ela traz muitas outras para a comunicação com o paciente e a gestão global da clínica! Quer conhecê-la melhor? Então, entre em contato com a gente!