Saiba como adotar e quais os principais benefícios da telemedicina!
![](/media/artigo/12.jpeg)
Recentemente, os benefícios da telemedicina têm sido notados por grande parte dos profissionais. Até pouco tempo, havia certo receio de que esse modelo de consulta pudesse comprometer a relação médico-paciente e prejudicar o atendimento humanizado devido à falta de contato físico com o paciente.
No entanto, esses temores não se confirmaram. Pelo contrário, vimos que a telemedicina facilita o acesso aos serviços e possibilita um contato mais próximo com o paciente. Quer entender melhor? Acompanhe o nosso post!
Como implementar a telemedicina na sua clínica?
Recentemente, o Conselho Federal de Medicina ampliou as possibilidades de teleatendimento e trouxe novas regras para implementação da telemedicina. Além dessa parte legal, é preciso também cuidar da infraestrutura e da capacitação para esse novo tipo de atendimento. Veja algumas dicas.
Atente para as exigências legais
Para assinar documentos, como receitas e atestados, é preciso tirar seu CRM Digital, a nova modalidade de identidade médica. Além disso, deve-se adquirir uma leitora de cartão inteligente, pois é ela que vai se conectar aos computadores para autentificar os documentos digitais.
O médico deverá procurar uma entidade de certificação digital para cadastrar o seu CRM, para que seja possível identificar os documentos com uma chave criptografada que impeça fraudes.
Além disso, o médico precisa estar ciente de que deve tomar todos os cuidados necessários para garantir o sigilo médico na teleconsulta e na documentação. Ou seja, todas as regras das consultas tradicionais valem para as digitais.
Invista na infraestrutura adequada
A infraestrutura física deve garantir uma consulta com a mesma qualidade do atendimento pessoal. Nesse sentido, utilize bons equipamentos de computação, de áudio e de vídeo. A sala deve ter uma boa acústica e isolamento de ruídos.
Outro ponto importante é o investimento na infraestrutura digital. Para isso, utilize sistemas de gestão na nuvem que permitam o gerenciamento completo da agenda e das finanças da clínica. Eles devem garantir prontuários eletrônicos seguros e protegidos. Ainda, nunca deixe os arquivos com dados sigilosos no seu próprio computador, pois isso os deixa sujeitos a invasão.
Busque por capacitação
Atender remotamente exige que você se capacite para lidar com as especificidades desse tipo de consulta. Dessa forma, é possível manter uma alta qualidade e um atendimento humanizado, mesmo na ausência de contato físico.
Quais os benefícios da telemedicina?
Há várias vantagens em adotar um bom modelo de consultas a distância. Entenda!
Integração
É possível utiliza a tecnologia de modo mais eficaz para oferecer uma melhor experiência para o paciente e facilitar o gerenciamento da clínica. Por exemplo, você pode integrar os dados do paciente com o sistema da clínica para lembrá-lo de marcar o retorno ou de comparecer a uma consulta agendada — tudo isso de forma personalizada.
Menor custo
A teleconsulta reduz os custos que as clínicas têm usualmente para a manutenção do espaço, pois:
- permite o aluguel de espaços menores e um revezamento de consultórios físicos entre os médicos;
- diminui a necessidade de limpeza do local, devido ao menor trânsito de pessoas;
- corta parte dos gastos com itens para agradar o cliente na sala de espera, como café, água gelada, quitutes, entre outros.
Mais acessibilidade
Com o atendimento a distância, é possível quebrar as barreiras físicas de acesso ao serviço médico. Um profissional pode consultar um paciente que está a vários quilômetros de distância ou que tem dificuldades de deslocamento. Além disso, pode-se reduzir os custos da consulta, deixando-a financeiramente acessível a mais pessoas.
Por fim, não podemos deixar de falar do impacto que todos esses pontos têm sobre a satisfação do paciente. Uma clínica integrada, gerida corretamente, acessível e com um atendimento humanizado é tudo que ele precisa para uma boa experiência. Os benefícios da telemedicina podem trazer tudo isso e muito mais. Entretanto, é preciso planejar uma boa estratégia e adquirir os melhores insumos físicos e digitais para garantir a excelência.
A telemedicina é realmente um assunto fascinante, não é mesmo? Então, não deixe de compartilhar nosso post com seus amigos nas redes sociais!