6 passos para humanizar atendimento e melhorar a relação médico-paciente!
Contar com uma boa relação médico-paciente é de extrema importância para quem deseja garantir satisfação, fidelização e eficiência nos tratamentos. Isso porque os pacientes vão sentir mais confiança no trabalho no profissional de saúde.
Dessa forma, também leva a uma melhora da credibilidade do médico diante do seu público-alvo, pois ele terá uma maior empatia para resolver os problemas das pessoas que buscam seu serviço.
Quer descobrir como é possível humanizar o atendimento e melhorar a relação médico-paciente? Então, confira, a seguir, os 6 passos que elaboramos. Boa leitura!
1. Aplique um atendimento humanizado
Para ter uma melhor relação com os seus pacientes, é fundamental pôr em prática o atendimento humanizado. Isso significa que você precisa tratar cada pessoas como única.
Ou seja, é preciso ter atenção para ouvir tudo que ela tem a relatar sobre suas ‘dores’, mas sem se esquecer de sempre se colocar no lugar do outro. Assim, conseguirá compreender melhor a situação de cada indivíduo.
Por isso, é importante que você tenha bastante calma e paciência com todos que vão em busca de atendimento médico, ouvindo o que eles têm a dizer. A partir disso, você faz com que se sintam cada vez mais acolhidos no seu consultório. Isso ajuda as pessoas a terem um maior comprometimento para seguir os tratamentos de saúde.
Contudo, é importante ressaltar que o atendimento humanizado não está ligado apenas à consulta. Nesse contexto, é preciso incluir todos os profissionais que trabalham com você na clínica médica. Para garantir uma boa qualidade no atendimento e no serviço prestado, toda a equipe deve estar preparada para lidar com situações adversas com empatia e responsabilidade.
2. Ofereça planos personalizados
Já pensou em oferecer planos personalizados para as pessoas que procuram atendimento? Saiba que eles têm grande influência na relação médico-paciente. A partir dessa estratégia, eles sentem que vale a pena fazer as consultas e exames com você, pois ofertará os melhores serviços, com um preço acessível.
Para que isso seja possível, é necessário entender o perfil de cada paciente, quais são suas necessidades e o que o impede de ter uma melhora na saúde. A partir disso, fica mais fácil elaborar um plano personalizado, de acordo com o histórico patológico, características e rotina de cada pessoa.
Dessa forma, você também tem maiores chances de eles se tornarem fiéis à sua clínica, já que seu negócio terá um diferencial competitivo dos outros consultórios médicos. O que também leva as pessoas a realizar uma divulgação natural da sua clínica para os amigos, familiares e conhecidos.
3. Invista em tecnologia
Sabia que investir em tecnologia pode trazer ótimos resultados para o seu negócio? Um exemplo disso são os sistemas de gestão de clínicas, que oferecem soluções inovadoras para aumentar a produtividade de todos os profissionais do consultório e ainda melhorar a relação médico-paciente.
Por meio de um bom software, é possível confirmar os agendamentos por SMS, ter um prontuário personalizado, gerir as contas e o fluxo de caixa da empresa com mais eficiência. Além de conseguir ter um controle maior sobre o estoque de produtos da clínica. Dessa forma, o atendimento fica mais ágil e eficiente.
Ao investir em tecnologia, você também trabalha menos e ganha mais, visto que os processos serão automatizados. Além disso, ao contar com um sistema eficiente, o médico pode acessar os prontuários e agendas de qualquer lugar. Tudo isso faz o profissional de saúde ter um controle maior sobre os seus compromissos diários, como também, ajuda a não perder ou se esquecer de dados importantes dos pacientes.
4. Garanta um bom acompanhamento pós-consulta
Se você deseja ter uma relação médico-paciente duradoura e fazer com que o seu público-alvo sempre pense na sua clínica na hora de marcar uma consulta, é imprescindível garantir um bom acompanhamento posterior.
Para isso, existem várias possibilidades que podem ajudá-lo nessa estratégia. Por exemplo, enviar solicitação de feedback para os pacientes por e-mail, mandar mensagens em datas comemorativas, perguntar como ele está se sentindo após tomar a medicação que você receitou etc.
A partir de medidas simples, é possível manter uma boa relação com os pacientes e humanizar o atendimento. Contudo, não se esqueça de que, para garantir que o seu pós-atendimento seja realmente efetivo, é fundamental manter os dados atualizados. Assim, você garante que as mensagens chegarão às pessoas certas.
Imagine agora um sistema que avisa automaticamente sua secretária de que o paciente precisa retornar num determinado período para que ela entre em contato previamente. Isso é legal para você? Imagine para o cliente!
5. Demonstre objetividade e clareza nos atendimentos
É perceptível que existem pacientes com diferentes graus de instrução, e também sabemos que, na área na saúde, há muitos termos técnicos de difícil compreensão. Então, é importante prestar bastante atenção em como você se reporta com as pessoas durante o atendimento.
Uma fala que não é compreendida direito pode levar a inúmeras interpretações. Por isso, é importante ser o mais claro e objetivo possível na hora de falar sobre qual a doença dos seus pacientes. Explique para as pessoas o real motivo de estar pedindo determinados exames.
Contudo, antes de dar um diagnóstico, tenha bastante cuidado e atenção, sem se esquecer de analisar como está o estado emocional da pessoa. Isso porque, dependendo da patologia, o indivíduo pode ter um grande impacto e, talvez, precise de um apoio de algum familiar para confortá-lo.
Em todo caso, demonstre empatia por seus pacientes, deixe-os cientes sobre a sua possibilidade de cura e da necessidade de seguir o tratamento para atingir os melhores resultados.
6. Seja pontual
O grande incômodo de muitas pessoas quando vão realizar uma consulta médica é ter que se deparar com atrasos no atendimento. Os motivos podem ser inúmeros, como o médico ter perdido o horário, uma consulta ter se estendido além do previsto, entre outros problemas.
Entretanto, é preciso evitar essas falhas, pois elas levam à insatisfação do seu público e, consequentemente, à perda de pacientes. Portanto, faça o possível para cumprir o horário estabelecido.
Saia cedo de casa para evitar pegar trânsito e estabeleça um intervalo entre uma consulta e outra. Mas, quando o atraso for inevitável, avise as pessoas com antecedência, peça desculpas e explique o motivo da demora no atendimento. Assim, todos vão saber que você se preocupa com os pacientes. Um bom sistema de agendamento lhe mostra de maneira objetiva como está o seu desempenho do dia com relação ao tempo de atendimento e o tempo de espera do paciente.
A partir das dicas que apresentamos aqui, é possível ter uma maior competitividade e credibilidade no mercado de atuação. Isso porque a relação médico-paciente será otimizada, com a humanização dos processos.Todos vão perceber que seu consultório tem um grande compromisso com o bem-estar das pessoas, o que levará ao seu sucesso.
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