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Conheça 4 dicas para acabar com faltas à consulta médica

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O absenteísmo é conhecido como um hábito que as pessoas têm de se ausentar do trabalho ou outro compromisso, seja pelo fato de não estarem com vontade de comparecer, seja por qualquer outro motivo. Isso também pode ser notado nas faltas à consulta médica, o que pode impactar negativamente um consultório. Afinal, essa atitude impede que outro indivíduo consiga ser atendido, além de gerar perda financeira para a empresa, pois a clínica ficará com o horário vago na agenda.

Se você deseja acabar com as faltas à consulta médica, confira, a seguir, 4 soluções para resolver essa situação. Boa leitura!

1. Evite o esquecimento do paciente

Com tantos afazeres diários, é comum as pessoas terem lapsos de memória e não se lembrarem da consulta marcada com o médico. Elas simplesmente esquecem ou, quando percebem, já não há como comparecer ao consultório. Dessa forma, é preciso fazer algo para evitar esse problema.

A principal solução para isso é criar uma rotina de ligações na empresa, para que, um dia antes da consulta, a recepcionista ligue para as pessoas e confirme o comparecimento delas no local. Caso o indivíduo não atenda o telefone, outra opção é mandar mensagem para o seu celular com o lembrete.

Contudo, essa atitude requer que você conte com uma equipe empenhada e comprometida para realizar as ligações de forma constante e eficiente. Assim, é possível evitar as faltas à consulta médica.

2. Desestimule comportamentos irresponsáveis

Muitas pessoas não têm conhecimento da política de agendamento de um consultório médico, o que pode levá-las, muitas vezes, a terem comportamentos irresponsáveis, como faltar à consulta de forma indiscriminada, sem dar uma justificativa. Essa atitude pode virar rotina e prejudicar de forma significativa os atendimentos da clínica.

Para evitar prejuízos ainda maiores no fluxo do trabalho do médico e demais profissionais da empresa, é preciso criar algumas regras de marcação de consulta e deixá-las bem claras para o seu público-alvo. Uma solução é criar uma política de multa a cada percentual de faltas daquele paciente. Com isso, quando ele atingir o limite máximo de ausências e atrasos, precisará pagar um valor extra para poder conseguir fazer uma nova marcação.

O indivíduo também deve estar ciente de que a troca de horário e a desistência do atendimento só poderão ser realizadas caso haja um aviso prévio e plausível. Portanto, antes de confirmar a consulta do paciente, é bom indagá-lo se não tem outro compromisso naquele dia. Assim, evita-se que, posteriormente, haja conflitos na agenda e pagamento de multa.

Adotar essa estratégia em seu negócio é fundamental para evitar prejuízos no seu empreendimento, além de fazer com que as pessoas compreendam que precisam ter responsabilidade e comprometimento com os compromissos assumidos, pois cada ato irresponsável gera um fator negativo para as partes envolvidas.

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3. Não deixe os pacientes inseguros

Os pacientes novos na clínica têm maiores chances de faltar a uma consulta. Isso porque eles ainda não se sentem muito seguros com o trabalho de determinado profissional de saúde. É como uma pessoa estranha que você acabou de conhecer e não sabe se ela é confiável.

Para mudar essa situação, o médico precisa conquistar a confiança das pessoas já no primeiro atendimento. Uma boa estratégia é deixar o paciente bem à vontade para falar sobre suas enfermidades, além de estabelecer uma relação de compromisso das duas partes.

Outra dica é falar com os pacientes de forma didática, para que eles compreendam todos os termos técnicos da área médica que podem deixar dúvidas. Dessa forma, eles passam a ter um maior entendimento sobre os procedimentos e os exames que deverão realizar.

4. Reduza o tempo de espera

Outro motivo que acarreta muitas faltas à consulta médica é a demora no atendimento, resultando em uma sala de espera lotada. Assim, mesmo com a hora marcada, muitas pessoas só conseguem ser atendidas depois de muito tempo. Com isso, os clientes podem acabar tendo que desmarcar outros compromissos importantes, como um dia de trabalho.

Isso acontece devido à falta de organização e de previsibilidade dos processos da clínica, o que gera uma imagem negativa para a empresa, causando a insatisfação do cliente. Isso também diminui a receita do empreendimento, pois muitas pessoas não vão querer voltar ao consultório, além de deixarem de indicar a clínica para os amigos e familiares.

Para evitar que isso aconteça, é preciso contar com a ajuda da tecnologia, a fim de otimizar os processos do seu negócio. Um exemplo disso é a ER Clinic, uma solução online para otimizar a gestão de clínicas e consultórios. Por meio desse software, você consegue atender melhor os seus pacientes, trabalhar menos e ganhar mais. Isso porque, com ele, é possível ter uma agenda inteligente que confirma a consulta com um dia de antecedência, por meio de SMS.

A ferramenta ainda permite contar com um prontuário eletrônico personalizado, com modelos de atestados, anamneses e receitas que ajudam na otimização do tempo de consulta dos pacientes. Da mesma forma, auxilia a gestão financeira da empresa, ao gerenciar suas contas e o fluxo de caixa, além de controlar o estoque com alertas. Isso tudo faz com que o trabalho da equipe seja feito com mais eficiência, deixando os pacientes satisfeitos com o serviço prestado.

Compreender sobre como é possível acabar com as faltas a consulta médica é essencial para conseguir melhorar o fluxo de trabalho da sua clínica e evitar a perda brusca em sua receita. Por isso, é importante colocar em prática todas as dicas que apresentamos ao longo deste artigo, de modo que seja possível garantir que seus pacientes sempre compareçam ao atendimento.

Agora que chegamos ao fim de mais um artigo, que tal entender melhor como funciona uma agenda inteligente? Não deixe de conferir a ER Clinic, uma inovação tecnológica que vai ajudar a otimizar o trabalho de sua equipe!

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